Novas descobertas na fusão nuclear
Data de publicação na Revista Nature: 14/10/2004
A fusão nuclear é consideravelmente mais difícil quando um dos participantes é uma partícula grande e frágil. Uma equipe de pesquisadores da França, Bélgica, Itália, Brasil e Polônia realizaram uma experiência no Centro de Pesquisas do Ciclotron em Louvain-la-Neuve, Bélgica, para mostrar que alguns núcleos, maiores, mas mais frágeis que os núcleos normais, não gostam de fundir com outros núcleos. Seus resultados aparecem hoje (14 de outubro) na revista cientifica de grande prestigio, Nature.
Fusão é o mecanismo que une os minúsculos núcleos do centro dos átomos para formar outros mais pesados. Este é o processo que faz "queimar" o nosso Sol, e é importante para muitos outros processos: como a produção de novos elementos químicos ou a fonte de energia para o futuro, mas também é um processo raro e difícil que só acontece em condições muito particulares. A descoberta, há vinte anos, de um certo tipo de núcleo com um tamanho muito maior que o normal, fez os cientistas pensarem que suas propriedades fariam crescer a fusão.
A natureza extremamente delicada desses núcleos tornou difícil uma resposta clara a essa questão. Levou muitos anos até se chegar ao avanço técnico de se medir esse processo em laboratório. Com os novos resultados, os pesquisadores mostraram que essas partículas especiais são na realidade frágeis demais e quebram antes de se fundir com o outro núcleo.
Para mais informações: Profa Dra Alinka Lépine-Szily (alinka.lepine@dfn.if.usp.br).
SEMINÁRIOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA
"Equação de Schrödinger e estados ligados de quark-antiquark"
Diogo Rodrigues Boito
(Orientador: Prof. Dr. Manoel Roberto Robilotta, IFUSP)
25 de outubro, segunda-feira, Auditório Norte, Ala Central, às 18h
Home-page: http://euclides.if.usp.br/~seminar/
Desde meados da década de 70, a equação de Schrödinger vem sendo empregada no estudo de estados ligado de quark-antiquark pesados. Com ela foram estudados principalmente os estados de dois quarks do tipo charme (charmonium) e de dois quarks do tipo bottom (bottomonium). Esses quarks são suficientemente pesados para justificar o tratamento não relativístico. No seminário será discutido um modelo de potencial para esse tipo de sistema e a resolução da equação de Schrödinger para a obtenção das funções de onda e suas auto-energias. A importância do méson D para o charmonium será brevemente abordada.
CONVITE À FÍSICA
Colóquios dedicados aos alunos ingressantes de 2004
Organizados pelo Departamento de Física Matemática
"Teoria do Caos: Será o Fim do Universo Previsível?"
Prof. Alessandro P. S. Moura, IFUSP
27 de outubro, quarta-feira às 18h
Local: Auditório Abrahão de Moraes, Instituto de Física
Home-page: http://fma.if.usp.br/convite/
Mesmo sendo a mais antiga área da Física, a Mecânica Clássica de Galileu e Newton continuou proporcionando surpresas e desafios para os físicos ao longo dos séculos e revelou-se uma teoria extraordinariamente rica e sutil, além dos sonhos de seus criadores. A Mecânica Clássica, assim como as outras teorias clássicas da Física, é determinística: sabendo o estado inicial de um sistema em um certo tempo podemos, em princípio, calcular todo o passado e o futuro deste sistema. O grande matemático francês Henri Poincaré foi o primeiro a ver que existem limites fundamentais para essa capacidade de previsão, mesmo em sistemas determinísticos, inaugurando o estudo do caos. Neste colóquio apresentaremos as idéias centrais desta área, ilustrando-as com exemplos físicos.
Para mais informações sobre a programação do segundo semestre de 2004, visite a página web acima.
Os organizadores
PAE
Programa de Aperfeiçoamento de Ensino
Disciplina - PAE
A próxima palestra da disciplina PAE terá por título: "Para que serve o Laboratório Didático?" e será apresentada pelos profs. Antonio Domingues dos Santos e Elisabeth Mateus Yoshimura. A palestra será ministrada no dia 27 de outubro, quarta-feira, às 16 horas no Auditório Sul.
Celso L. Lima - Coordenador da Comissão PAE - IF
ASSISTÊNCIA ACADÊMICA
O Concurso de Títulos e Provas para provimento de um cargo para Prof. Titular, Ref. MS-6, em RDIDP, junto ao Departamento de Física Geral - Ed.IF/024/2004 terá início às 9 horas do próximo dia 25 de outubro na Diretoria. A seguir, os trabalhos terão prosseguimento na sala 105 do Ed. Basílio Jafet.
O Concurso de Títulos e Provas para provimento de um cargo para Prof. Titular, Ref. MS-6, em RDIDP, junto ao Departamento de Física Aplicada - Ed.IF/025/2004 terá início às 9 horas do próximo dia 25 de outubro na Diretoria. A seguir, os trabalhos terão prosseguimento na sala 207 da Ala I.
Comissão de Pós-Graduação
BOLSISTAS E NÃO-BOLSISTAS DE PÓS-GRADUAÇÃO
Os pedidos de renovação de bolsas de mestrado do CNPq, e de mestrado e doutorado da CAPES, deverão ser entregues na Secretaria de Pós-Graduação do IFUSP de 16 a 19/11/2004. Os relatórios de atividades devem ser entregues juntamente com o formulário para encaminhamento do relatório (modelo na home-page). Os relatórios deverão seguir o roteiro abaixo sugerido pela Comissão de Pós-Graduação:
1. Resumo do plano inicial e das etapas já descritas em relatórios anteriores.
2. Detalhamento dos resultados obtidos no período e das eventuais dificuldades surgidas na realização do projeto, justificando alterações do projeto se houverem.
3. Plano de trabalho e cronograma para as etapas seguintes.4. Atividades acadêmicas desenvolvidas durante o período a que se refere o relatório, enumerando as disciplinas cursadas com os conceitos obtidos, os seminários ministrados, a participação no PAE, em workshops e em conferências, trabalhos publicados ou enviados para publicação.
Procure não ultrapassar de uma página para apresentar o conteúdo do item 1; a CPG enviará ao parecerista o plano de pesquisa e os relatórios anteriores arquivados. No item 2, caso os resultados obtidos já existam como texto da tese, apresente apenas um resumo e anexe o texto longo como apêndice.
Os bolsistas de doutorado do CNPq e estudantes não-bolsistas, também devem encaminhar os seus relatórios de atividades à CPG de 16 a 19/11/2004.
Os bolsistas FAPESP devem enviar à CPG cópia da carta de aprovação pela assessoria do último relatório.
II Sarau Literário Musical
Comunicamos a alteração da data do sarau, de 29/10 para 5/11/2004, a partir das 18h30, no prédio anexo ao edifício Oscar Sala. Compareçam!
Alunos-Docentes-Funcionários
Seminário do Prof. John W. Cahn, NIST, Gaithersburg, USA
"A metallic glass that is not a frozen melt: discovery and implications of metallic glass formation by a nucleation and growth mechanism"
26 de outubro, Auditório do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da EPUSP, às 16h
O Prof. John Cahn participou do III Encontro da Sociedade Brasileira de Pesquisa de Materiais (SBPMat), realizado em Foz do Iguaçu de 11 a 13 de outubro, e visitará em 26 de outubro o DEMM da EPUSP. A grande importância dos trabalhos do Prof. Cahn para a área de materiais está resumida em textos reproduzidos abaixo, redigidos em ocasião de receber, da National Science Foundation, a 1998 National Medal of Science
Prof. John W. Cahn has had a profound influence on the course of materials and mathematics research during his forty year career. The foremost authority on thermodynamics since J. Willard Gibbs, Cahn has applied the basic laws of thermodynamics to describe and predict a wide range of physical phenomena. Cahn is most widely known for his pioneering work on the thermodynamics and kinetics of phase transitions and diffusion, on interface phenomena, and for his discovery, along with Shechtman, Blech, and Gratias, of a quasi-periodic solid known as a "quasicrystal."
Joel Lebowitz, Professor of Mathematics and Physics, Rutgers University, has said: "John Cahn is undoubtedly one of the deepest and most influential materials scientists of the second half of this century. His influence extends far beyond materials science to large areas of physics and mathematics. ... He is to macroscopic physics what Niels Bohr was to atomic and nuclear physics 50 years earlier."
Aldo F. Craievich
ECT DOCTORAL TRAINING PROGRAM 2005: HADRON PHYSICS
(Marie Curie Training Site)
Escola que ocorrerá de maio a julho de 2005. Programa: Quark model and exotics (F. Close); Photon-hadron
interactions and parton distributions (J. Collins); Charm physics on the lattice (Ch. Davies); Hadron-hadron interactions
(E. Kolomeitsev); Large-N_c QCD (A. Manohar); Spin structure functions (P. Mulders); Chiral perturbation theory (S.
Scherer); Parton distributions in exclusive processes (M. Vanderhaeghen). Informações: http://www.ect.it/contents.html.
IME-USP
COLÓQUIO DO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA APLICADA
"From light rays and free fall to the structure of space-time"
Prof. Dr. Jens Mund, IFUSP
5 de novembro, sexta-feira, sala 136 - Bloco A - IME-USP, das 16 às 17h
Abstract: Space-time is (classically) modelled as a Lorentzian manifold. There have been many attempts to deduce this (topological, differential, conformal and metrical) structure from simple axioms on some primitive objects. I will report on an approach which takes as primitive objects the set M of "events", and two families of subsets of M, corresponding to" light rays" and "freely falling particles". It has been advocated first by Ehlers, Pirani and Schild (1972) and most recently by Borchers and Sen (2001).
TESES E DISSERTAÇÕES
DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Rosana Maria Dell - Agnolo
"Análise de videogravações das aulas de química como instrumento de formação continuada no processo de ensino-aprendizagem"
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Elsa Garrido (orientadora^ÖFEUSP), Alberto Villani (IFUSP) e Maria de los Dolores Jimenez Peña (Mckenzie).
25/10, segunda-feira, Sala 209, Ala II do Ed. Principal do IFUSP, às 11h.
2a. FEIRA, 25.10.2004
SEMINÁRIO DO LABORATÓRIO DE MICROSCOPIA ELETRÔNICA
"Alterações nas propriedades físico-químicas do cabelo negróide provocadas por alisamento térmico"
Dra. Carla Scanavez, IQ/UNICAMP
Ed. Principal, Ala I, sala 201, às 15h
SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA
"Equação de Schrödinger e estados ligados de quark-antiquark"
Diogo Rodrigues Boito, IFUSP
Auditório Norte, Ala Central, às 18h
3a. FEIRA, 26.10.2004
SEMINÁRIO DO GRUPO DE HÁDRONS E FÍSICA TEÓRICA (GRHAFITE)
"É possível detectar o spin de elétrons livres? (Ou uma conversa sobre o experimento de Stern-Gerlach)"
Clovis Achy Soares Maia, UNESP/Instituto de Física Teórica
Auditório Norte, às17h
4a. FEIRA, 27.10.2004
COLÓQUIO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA MATEMÁTICA
"Gravitação quântica na teoria de supercordas"
Prof. Nathan Berkovits, IFT/UNESP
Ed. Principal, Ala II, sala Jayme Tiomno, às 16h
PALESTRA DISCIPLINA - PAE
"Para que serve o Laboratório Didático?"
Profs. Antonio Domingues dos Santos e Elisabeth Mateus Yoshimura, IFUSP
Auditório Sul, às 16h
COLÓQUIO CONVITE À FÍSICA
"Teoria do Caos: Será o fim do Universo previsível?"
Prof. Alessandro P. S. Moura, IFUSP
Auditório Abrahão de Moraes, às 18h
5a. FEIRA, 28.10.2004
SEMINÁRIO DO GRUPO DE FLUIDOS COMPLEXOS (GFCx) - DFEP
"Análise da polarização da molécula banana B14 na fase B2"
Aline Moojen Pedreira, IFUSP
Auditório Adma Jafet, às 11h
B I F U S P - Uma publicação semanal do Instituto de Física da USP
Editor: Prof. Nelson Fiedler-Ferrara
Secretária: Rosangela Trevisan Rodrigues
Textos e informações assinados são de responsabilidade de seus autores
São divulgadas no BIFUSP as notícias encaminhadas até 4a feira, às 12h, impreterivelmente
Tel: 3091-6900 - Fax: 3091-6701 - e-mail: bifusp@if.usp.br - Home page: www.if.usp.br