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bIFUSPANO XVIII - No.30 - 08/10/1999 | ![]() |
Licença-prêmio
Em 20 de maio o Governador do Estado promulgou lei complementar alterando algumas regras do jogo referentes à licença-prêmio: (i) fica vedada a conversão em pecúnia dos períodos de licença-prêmio; (ii) a autoridade competente (no caso do IF, o Diretor) deve tomar as medidas administrativas cabíveis para que, necessária e obrigatoriamente, o servidor usufrua a licença-prêmio a que tenha direito no prazo fixado em lei (que ficou estabelecido em quatro anos e nove meses, a contar do término do período aquisitivo).
A licença-prêmio é um direito constitucional, reconhecido para todos os servidores a partir da promulgação da Constituição Estadual de 88. Portanto, não houve, e nem poderia haver por meio de lei complementar, qualquer perda do direito à licença-prêmio. Houve apenas uma regulamentação do gozo da licença, limitando a tradicional transformação em pecúnia.
Como a lei se aplica à Universidade? Em primeiro lugar, cabe reconhecer o caráter singular da carreira docente universitária. Completados quatro anos e nove meses a contar do término do período aquisitivo, não tem qualquer cabimento interromper um curso para entrar em gozo de licença-prêmio (ainda que isso se justifique nas carreiras administrativas).
Por enquanto, continua valendo aqui no Instituto uma decisão de 1993 do nosso CTA. O Diretor somente pode conceder um período de licença-prêmio após consulta à Comissão de Graduação. Períodos de três meses de licença-prêmio serão concedidos preferencialmente durante os meses de férias escolares, sem interferências na distribuição da carga didática.
A Assistência Administrativa está fazendo um levantamento completo da situação de todos os docentes e funcionários do Instituto. Uma versão preliminar, sujeita a erros, já se encontra à disposição dos Chefes de Departamento. Até o final de novembro, o CTA deverá analisar a situação e definir critérios para a fixação dos eventuais períodos de gozo da licença-prêmio.
FALTA DE ENERGIA ELÉTRICA
A Prefeitura do campus comunica que em razão da implantação da rede subterrânea de eletricidade o Instituto de Física sofrerá interrupção de energia elétrica no período das 7h às 17h, nos dias e locais abaixo mencionados:
09/10 - Sábado - Laboratório de Física de Plasma
29/10 - Sexta-feira - Edifício Principal: Ala I, Ala Central, Ala II; edifícios Oscar Sala, Basílio Jafet, Van der Graaf; Departamento de Física dos Materiais e Mecânica; Restaurante do COSEAS (ou seja, praticamente todo o Instituto).A Prefeitura garante que, caso os serviços a serem efetuados sejam concluídos antes do tempo previsto, o fornecimento da energia elétrica poderá ser restabelecido antes das 17h.
"PERSPECTIVAS ENERGÉTICAS DO SECULO XXI"
Prof. José Goldemberg
14.10.99, Auditório Abrahão de Moraes, às 16h
O tema do colóquio consiste em discutir se existe um futuro energético sustentável a nível mundial. O rumo atual, baseado em combustíveis fosseis, pode persistir por quanto tempo? Que mudanças seriam necessárias para assegurar sustentabilidade? Quais as políticas públicas que seriam capazes de promover estas mudanças? Qual o papel de novas tecnologias?
O Prof. Antonio Martins Figueiredo Neto foi eleito Chefe do Departamento de Física Experimental, com mandato de 04.10.99 a 03.10.2001.
1a SEMANA DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL
Conforme anunciado anteriormente, a Comissão de Graduação e os Departamentos do IFUSP estão organizando a 1a. Semana de Orientação Profissional , que será realizada de 25 a 29 de Outubro de 1999, no Auditório Abraão de Moraes. Além das apresentações dos Departamentos do IFUSP, do IAG e do IO, estão programadas as seguintes palestras e debates:
25 de outubro - 2
11h e 20h - Panorama da Física no Brasil
Prof. Luiz Nunes de Oliveira - IFSC - USP
16h e 21h15 - O programa PIBIC no IFUSP
Prof. Alejandro S. de Toledo - IFUSP
17h - Vale a pena ser pesquisador no Brasil?
Prof. José Fernando Perez - FAPESP
26 de outubro - 3
16h e 19h15 - Debate: Físicos e o trabalho não acadêmico
Carlos Takata - Cibié
Homero L. Martins - Inst.Cancer A.V.Carvalho
Fábio Gerab - Mercedes Benz
;Alexandre Luis de Mello - Grupo Roche
27 de outubro - 4
16h e 19h15 - Debate: A criação de uma cultura científica. Como divulgar a Ciência?
- Ernst Hamburger - IFUSP, Estação Ciência
- Fuad D. Saad - IFUSP, Estação Ciência
- Ildeu Moreira - UFRJ, Ciência Hoje
- Ulysses Capozzoli - Jornalista
28 de outubro - 5
16h e 19h15 - Debate: Físicos em Institutos de Pesquisa
- Ricardo Rodrigues - Laboratório Nacional de Luz Síncrotron
- Léa Contier de Freitas - INMETRO
- Oswaldo L. B. Martins - IPT
- Claudio Rodrigues - IPEN
- Também estão programadas atividades envolvendo estudantes de graduação bolsistas nos grupos de pesquisa do Instituto. Colaborando com a Semana de Orientação Profissional, a Comissão de Pesquisa do IFUSP está convidando os bolsistas de iniciação científica do programa PIBIC a apresentarem painéis sobre o trabalho realizado no período 1998/1999. Nesta ocasião, convidamos igualmente os bolsistas de iniciação científica da FAPESP e de outras agências a apresentarem seus painéis.
- A programação detalhada será divulgada proximamente. Para maiores informações, contatar a Secretaria de Graduação, ramal 7159.
Solicitação de Bolsas de Doutorado do CNPq no País para 2000
Já estão disponíveis os formulários para solicitação de bolsas (novas e renovações) de doutorado ao CNPq para o ano 2000. As solicitações via internet poderão ser enviadas até 15 de outubro. Informações detalhadas e preenchimento do formulário via internet estão acessíveis no endereço http://www.cnpq.br. Apenas os orientadores fazem solicitação de bolsas.
Em 30 de setembro de 1999, tomou posse a nova Diretoria da CIPA, Gestão 1999/2000:
Titulares |
Suplentes |
Nancy Kuniko Umisedo - Presidente |
Simone Perche de Toledo - Vice-Presidente |
Prof. Antonio Domingues dos Santos |
Jorge de Jesus Gomes Leandro |
Antonio Carlos Franco da Silveira |
José Geraldo Chagas |
Cosme Ataíde |
Jair Gomes da Silva |
Rogério Menezes de Oliveira |
Irani Marques Fernandes |
Ulisses Rodrigues de Paula |
Gianfranco Mariante Polga |
Eliane Pereira de Souza - Secretária |
Edmundo Attilio Gargi - Secretário |
Considerando o prazo para o envio do balanço geral do exercício de 1999 à Contadoria Geral do Estado, informamos que de 26.11.99 a 14.01.2000 o sistema financeiro da USP estará operando somente para este fim, não estando autorizadas as transações para suplementação de recursos.
Como nos anos anteriores necessitaremos de uma previsão orçamentária dos departamentos e da administração para fins de reserva de recursos para o referido período. Deverão constar nesta estimativa as despesas com recursos orçamentários, renda industrial e outros recursos provenientes da CCInt, Pró-Reitorias, etc. Não será necessária a inclusão das despesas a serem pagas com recursos oriundos de convênios.
As previsões deverão ser encaminhadas aos respectivos Departamentos/Administração para que as informações sejam consolidadas em formulário único. Não incluir nas previsões os pedidos de compra e guias de operação já enviados à ATF.
Os saldos remanescentes serão automaticamente transferidos para o próximo exercício.
A Administração manterá uma provisão para atender as despesas miúdas para que os Departamentos possam se concentrar apenas nos gastos relevantes. Esclarecemos que os recursos solicitados nos pedidos e provisões e não utilizados serão recolhidos pela Reitoria.
Em vista do exposto estamos fixando os seguintes prazos:
I |
15/10/1999 |
Prazo máximo para entrega de pedidos de compra à ATF quando referente a aquisição de passagens aéreas, mobiliários, suprimentos, componentes e equipamentos de informática e outros materiais e serviços em que couber a abertura de processo licitatório. |
II |
25/10/1999 |
Data máxima para abertura de processo licitatório. |
III |
25/10/1999 |
Prazo máximo para entrega de outros pedidos de compra que não se incluem no item I (despesas de capital e outros). |
IV |
10/11/1999 |
Prazo máximo para emissão de notas de empenho (contratação de fornecimento de material/prestação de serviços, a prazo). |
V |
12/11/1999 |
Prazo máximo para entrega da previsão orçamentária para o período de 26.11.99 a 14.01.2000. |
VI |
18/11/1999 |
Data máxima para recebimento de materiais/serviços cujos fornecedores foram contratados por meio de nota de empenho, pagamento 28 dias. |
Outros esclarecimentos: e-mail: atf@if.usp.br, ramais: 6904 ou 6616
Paulo Nakati
Assistente Financeiro
COLÓQUIO DO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA APLICADA - IME/USP
"Um modelo matemático para descrever a transmissão de doenças"
Prof. Dr. Hyun Mo Yang, IMECC-UNICAMP
15.10.99, Auditório Antonio Gilioli, Bloco A, Sala 247/262 - IME-USP, das 16h às 17h
DE DOCUMENTAÇÃO DA PESQUISA EM ARTES
Será realizado nos dias 20, 21 e 22 de outubro de 1999, no Auditório Camargo Guarnieiri da Universidade de São Paulo, o III Congresso "Arte e Ciência", com o tema "Descoberta-Descobrimentos - Terra Brasilis". Durante esse evento será realizado o X Seminário Schenberg.
Em face das motivações comemorativas dos 500 anos do descobrimento do Brasil, os objetivos do III Congresso voltam-se para a busca de novas leituras e investigações a respeito do significado e desdobramentos dessa descoberta no mundo atual.
Informações e inscrições: Centro Mario Schenberg de Documentação da Pesquisa em Artes - ECA-USP, telefone/fax: 818-4022/4326, e-mail: centromarioschenberg@eca.usp.br.
SEMINÁRIO DO LABORATÓRIO DE FÍSICA DE PLASMAS
"Performance and instability analyses of a vacuum arc plasma centrifuge"
Prof. Dr. Matthew Hole, Universidade de Sydnei, Austrália
Ed. Basílio Jafet, Sala 105, às 14h
SEMINÁRIO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA NUCLEAR
"Escalas temporais de processos binários envolvendo íons pesados leves"
Alexandre Alarcon do Passo Suaide, IFUSP
Ed. Oscar Sala, Sala 156, às 16h
COLÓQUIO
"PERSPECTIVAS ENERGÉTICAS DO SECULO XXI"
Prof. José Goldemberg
Auditório Abrahão de Moraes, às 16h
B I F U S P - Uma publicação semanal editada pelo IFUSP
Responsável: Prof. Silvio R. A. Salinas - Coordenador: Prof. Hercílio Rodolfo Rechenberg
Diagramação: Rosangela Trevisan Rodrigues
São divulgadas no BIFUSP as notícias encaminhadas até 4a feira, às 12h, impreterivelmente
Tel: 818-6900/6907 - Fax: 818-6701 - e-mail: bifusp@if.usp.br - Home page: www.if.usp.br