Cursos de Extensão Universitária – Instituto de Física
DE 21 A 24 DE JANEIRO/2008, das 8h30 às 17h30
A
Comissão de Cultura e Extensão do Instituto de Física da USP dará início a cursos e atividades regulares para professores de Física do ensino médio, oferecendo, na próxima semana, um conjunto de quatro cursos de atualização com temas e abordagens diversificados, procurando responder a demandas atuais da escola básica.Pretende-se, através desses cursos, não apenas propiciar a atualização de conhecimentos, como também a troca de experiências entre as vivências e práticas educacionais de professores e as diferentes propostas desenvolvidas no IFUSP.
Os cursos são gratuitos e terão duração de 30 horas, com algumas atividades conjuntas, de forma a possibilitar o intercâmbio entre os participantes, por meio de debates, práticas e atividades voltadas à sala de aula.
Local:
Instituto de Física - USP.Período: 21 a 24 de janeiro de 2008.
Horário: das 8h30 às 17h (1h de almoço).
Inscrições: IFUSP - sala 339A - Ala 1
Fone 3091-7192 (com Mônica).
Per.inscrições: 10/12/07 a 15/01/08 – INSCRIÇÕES ENCERRADAS.
Cursos de Extensão Universitária – Instituto de Física
PROGRAMA - DE 21 A 24 DE JANEIRO/2008, das 8h30 às 17h30
HORÁRIOS |
21/janeiro |
22/janeiro |
23/janeiro |
24/janeiro |
(Favor |
8h – Ala central Recepção, distribuição de crachás e encaminhamento para o Auditório Sul ------------------ Auditório Sul ABERTURA: Vera Henriques e Palestra: |
Sala 202 - Central Prof. Américo Kerr ------------------------- 208 – Ala 2 Profa. Vera Henriques -------------------------- 213 – Ala Central Óptica Prof. Mikiya --------------------------- Auditório Novo 2 Construção de Equipamentos Prof. Fuad |
Sala 202 - Central Prof. Américo Kerr ------------------------- 208 – Ala 2 Profa. Vera Henriques -------------------------- 213 – Ala Central Óptica Prof. Mikiya --------------------------- Auditório Novo 2 Construção de Equipamentos Prof. Fuad |
Sala 202 - Central Prof. Américo Kerr ------------------------- 208 – Ala 2 Profa. Vera Henriques -------------------------- 213 – Ala Central Óptica Prof. Mikiya --------------------------- Auditório Novo 2 Construção de Equipamentos Prof. Fuad |
10h30 |
Café no Auditório Sul |
Café nas salas de aula |
Café nas salas de aula |
Café nas salas de aula |
10h45 |
Sala 202 - Central Prof. Américo Kerr ------------------------- 208 – Ala 2 Profa. Vera Henriques -------------------------- 213 – Ala Central Óptica Prof. Mikiya --------------------------- Auditório Novo 2 Construção de Equipamentos Prof. Fuad |
Sala 202 - Central Prof. Américo Kerr ------------------------- 208 – Ala 2 Profa. Vera Henriques -------------------------- 213 – Ala Central Óptica Prof. Mikiya --------------------------- Auditório Novo 2 Construção de Equipamentos Prof. Fuad |
Sala 202 - Central Prof. Américo Kerr ------------------------- 208 – Ala 2 Profa. Vera Henriques -------------------------- 213 – Ala Central Óptica Prof. Mikiya --------------------------- Auditório Novo 2 Construção de Equipamentos Prof. Fuad |
Sala 202 - Central Prof. Américo Kerr ------------------------- 208 – Ala 2 Profa. Vera Henriques -------------------------- 213 – Ala Central Óptica Prof. Mikiya --------------------------- Auditório Novo 2 Construção de Equipamentos Prof. Fuad |
12h -13h15 |
Almoço |
Almoço |
Almoço |
Almoço |
13h15 |
Sala 202 - Central Prof. Américo Kerr ------------------------- 208 – Ala 2 Profa. Vera Henriques -------------------------- 213 – Ala Central Óptica Prof. Mikiya --------------------------- Auditório Novo 2 Construção de Equipamentos Prof. Fuad |
Sala 202 - Central Prof. Américo Kerr ------------------------- 208 – Ala 2 Profa. Vera Henriques -------------------------- 213 – Ala Central Óptica Prof. Mikiya --------------------------- Auditório Novo 2 Construção de Equipamentos Prof. Fuad |
Sala 202 - Central Prof. Américo Kerr ------------------------- 208 – Ala 2 Profa. Vera Henriques -------------------------- 213 – Ala Central Óptica Prof. Mikiya --------------------------- Auditório Novo 2 Construção de Equipamentos Prof. Fuad |
Sala 202 - Central Prof. Américo Kerr ------------------------- 208 – Ala 2 Profa. Vera Henriques -------------------------- 213 – Ala Central Óptica Prof. Mikiya --------------------------- Auditório Novo 2 Construção de Equipamentos Prof. Fuad |
14h45-15h |
Café nas salas de aula |
Café nas salas de aula |
Café nas salas de aula |
Café nas salas de aula |
15h-17h30 |
Sala 202 - Central Prof. Américo Kerr ------------------------- 208 – Ala 2 Profa. Vera Henriques -------------------------- 213 – Ala Central Óptica Prof. Mikiya --------------------------- Auditório Novo 2 Construção de Equipamentos Prof. Fuad |
Auditório Sul Palestra: "Elementar, minha cara partícula " Profa. Marina Nielsen |
na Escola Fundamental desde as Séries Iniciais", Prof. Ernst Hamburger Balanço do curso |
Encerramento das Atividades Arte & Ciência no Parque Prof. Mikiya Muramatsu e Show da Fisica
|
Exposição no saguão da Ala Central: "Ciências Físicas no Brasil", da SBF, IFUSP e ECUSP |
(*)
Horário passível de alteração, a depender da disponibilidade de locais para alimentação
CURSOS OFERECIDOS – INSCRIÇÕES ENCERRADAS |
EXPERIMENTO E CONCEITO NO ENSINO MÉDIO: DO MACROSCÓPICO AO MICROSCÓPICO NA FÍSICA DO CALOR, DA ELETRICIDADE E DA INTERAÇÃO ENTRE LUZ E MATÉRIA
O grupo Experimentando do Profis tem como objetivo desenvolver material para estratégias de sala de aula em que os alunos participam ativamente, tanto na experimentação, quanto na elaboração de idéias "explicativas", a partir das teorias e linguagens físicas apresentadas pelo professor. Neste curso, apresentamos experimentos qualitativos (e alguma teoria) que possibilitem uma interpretação microscópica da termodinâmica, da eletricidade em condutores, isolantes e semicondutores, a serem realizados e discutidos pelos participantes.
Eletricidade e Física Moderna: Eletrostática - átomo, tabela periódica e série triboelétrica; Corrente elétrica (no metal e na solução iônica) – modelo; Espectro e átomo; Efeito fotoelétrico; Semicondutores; Tópicos de história da eletricidade.
Uma boa parcela dos professores que atualmente ministra aulas de Física e de Ciências no Ensino Médio e Fundamental teve uma formação baseada apenas em aulas teóricas e, portanto, com pouca vivência de laboratório e na elaboração de dispositivos simples de demonstração. Por isso, utiliza uma metodologia pouco estimulante para os alunos. Propomos, nesse curso, uma série de oficinas e demonstrações na área da Óptica, utilizando , na medida do possível, materiais de baixo custo e procurando abordar temas relacionados ao cotidiano do aluno. Serão introduzidos temas contemporâneos como LASER e holografia.
Professores
: Mikiya Muramatsu (coord)Programa:Interação da luz com a matéria. Formação de imagens por reflexão , refração e difração.
Instrumentos ópticos: olho, lupa, luneta.
Óptica Física : Difração e interferência. Laser e aplicações: holografia.
Parte experimental:
-Oficinas: câmera escura, luneta, espectroscópio, disco de Newton, foto na lata, holograma feito a mão.
-Experimentos/Demonstrações: Efeito miragem, imagens reais e virtuais,equação dos pontos conjugados , difração por fendas e orifícios, interferência de filmes finos, espalhamento da luz
O estudo das questões ambientais tem amplo caráter interdisciplinar, ao mesmo tempo em que é indissociável de uma discussão mais abrangente sobre cidadania e da necessidade urgente de construirmos uma sociedade justa, cooperativa, solidária e que se organize de modo sustentável. Os saberes científicos envolvido na análise e explicações de efeitos e fenômenos relacionados a estas questões representam instrumentos importantes para a ação cidadã, ao mesmo tempo em que conhecê-los pode aguçar a curiosidade e a dedicação ao estudo e à pesquisa, elementos importantes no desenvolvimento humano.
Neste curso vamos trabalhar dois temas centrais: (i) o Efeito Estufa e suas repercussões na definição do clima da Terra; (ii) a Camada de Ozônio – formação, destruição e sua importância para a vida. Conceitos de termodinâmica, física moderna, conservação da energia, astronomia, são fundamentais para entendê-los. Vamos procurar fazer a discussão conceitual desses temas de modo que estejam em consonância com o programa de física do ensino médio, buscando desenvolver experiências simples e o contato com ambientes que possam ilustrá-los. Pretende-se utilizar uma abordagem ambiental integrada e historicamente contextualizada, analisando-se em especial como os problema globais relacionam-se com o quotidiano nos centros urbanos e com as opções dominantes na economia, transportes, produção industrial e agrícola.
Programa
:
CONSTRUÇÃO/UTILIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS SIMPLES PARA SUBSIDIAR O ENSINO DE MECÂNICA E ELETROMAGNETISMO
A maioria de nossos professores de Física do Ensino Médio não recebeu formação adequada para apoiar os conteúdos explorados através de experimentos. É importante, portanto, oferecer condições para que o professor possa construir equipamentos simples, para serem utilizados em sala de aula, agregando desta forma, um maior valor pedagógico às aulas de Física. O desenvolvimento, ao lado da teoria, a introdução de experimentos, ao lado da teoria, melhora a compreensão de muitos fenômenos físicos. Este é o objetivo básico do curso a ser oferecidos aos docentes. O curso será desenvolvido através de oficinas experimentais.
Programa:
Mecânica: estudo de movimentos e transformações de energia mecânica.
Eletromagnetismo: imãs e interação de campo elétrico e magnético. Indução magnética e motores elétricos.
Eletrostática: processos de eletrização.
Realização:
Coordenação:
Vera Bohomoletz HenriquesSegue lista dos matriculados:
ConsultaInscrito |
|
Candidato |
Curso |
ABNER JACINTO BRAZ |
EXPERIMENTOS, OFICINAS E DEMONSTRAÇÕES EM ÓPTICA |
ADRIANA RIBEIRO |
CONSTRUÇÃO/UTILIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS SIMPLES PARA SUBSIDIAR O ENSINO DE MECÂNICA E ELETROMAGNETISMO |
ADRIANO FERREIRA DOS SANTOS |
FÍSICA DO MEIO AMBIENTE |
ALEXANDRA MARIA FIGUEIREDO AIROLDI |
FÍSICA DO MEIO AMBIENTE |
ANA CRISTINA CARNEIRO LENARTEVITZ |
EXPERIMENTO E CONCEITO NO ENSINO MÉDIO: DO MACROSCÓPICO AO MICROSCÓPICO NA FÍSICA DO CALOR, DA ELETRICIDADE E DA INTERAÇÃO ENTRE LUZ E MATÉRIA |
ANDRÉ KRAEMER CIPOLI |
EXPERIMENTOS, OFICINAS E DEMONSTRAÇÕES EM ÓPTICA |
ANDRÉ LUIS DE PAULA DOS SANTOS |
EXPERIMENTOS, OFICINAS E DEMONSTRAÇÕES EM ÓPTICA |
ANDRÉA CRISTINA ROTA SCURATO |
EXPERIMENTOS, OFICINAS E DEMONSTRAÇÕES EM ÓPTICA |
AROLDO QUINTO DE SOUZA |
EXPERIMENTOS, OFICINAS E DEMONSTRAÇÕES EM ÓPTICA |
CANDIDO OSVALDO DE MOURA |
CONSTRUÇÃO/UTILIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS SIMPLES PARA SUBSIDIAR O ENSINO DE MECÂNICA E ELETROMAGNETISMO |
CELSO LOURENZONI |
EXPERIMENTO E CONCEITO NO ENSINO MÉDIO: DO MACROSCÓPICO AO MICROSCÓPICO NA FÍSICA DO CALOR, DA ELETRICIDADE E DA INTERAÇÃO ENTRE LUZ E MATÉRIA |
CIBELE GONÇALVES DE MACEDO |
EXPERIMENTO E CONCEITO NO ENSINO MÉDIO: DO MACROSCÓPICO AO MICROSCÓPICO NA FÍSICA DO CALOR, DA ELETRICIDADE E DA INTERAÇÃO ENTRE LUZ E MATÉRIA |
CLÁUDIO MOURE OLIVEIRA |
FÍSICA DO MEIO AMBIENTE |
CLEIDSON SANTIAGO DE OLIVEIRA |
FÍSICA DO MEIO AMBIENTE |
CLÉLIA SCALON DE MEDEIROS |
FÍSICA DO MEIO AMBIENTE |
CRISTIANO DE ARAUJO CHAVES |
CONSTRUÇÃO/UTILIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS SIMPLES PARA SUBSIDIAR O ENSINO DE MECÂNICA E ELETROMAGNETISMO |
CRISTÓVÃO JOÃO CONSTANTINO |
FÍSICA DO MEIO AMBIENTE |
DANIELE CRISTINA BENGIVENGA |
EXPERIMENTOS, OFICINAS E DEMONSTRAÇÕES EM ÓPTICA |
DAVID DARLISSON FERREIRA DA SILVA |
EXPERIMENTOS, OFICINAS E DEMONSTRAÇÕES EM ÓPTICA |
DORIS MORAIS DA SILVA |
CONSTRUÇÃO/UTILIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS SIMPLES PARA SUBSIDIAR O ENSINO DE MECÂNICA E ELETROMAGNETISMO |
EDER TERCEIRO |
EXPERIMENTOS, OFICINAS E DEMONSTRAÇÕES EM ÓPTICA |
EDGARD POIATE JUNIOR |
EXPERIMENTOS, OFICINAS E DEMONSTRAÇÕES EM ÓPTICA |
EDNA PRADO DE OLIVEIRA GARCIA |
EXPERIMENTO E CONCEITO NO ENSINO MÉDIO: DO MACROSCÓPICO AO MICROSCÓPICO NA FÍSICA DO CALOR, DA ELETRICIDADE E DA INTERAÇÃO ENTRE LUZ E MATÉRIA |
EDSON ESPÍRITO SANTO |
FÍSICA DO MEIO AMBIENTE |
EDUARDO ARTHUR BECKER |
CONSTRUÇÃO/UTILIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS SIMPLES PARA SUBSIDIAR O ENSINO DE MECÂNICA E ELETROMAGNETISMO |
EDUARDO JOSE SILVA LIMA |
FÍSICA DO MEIO AMBIENTE |
ELCIO DE SOUZA LOPES |
EXPERIMENTO E CONCEITO NO ENSINO MÉDIO: DO MACROSCÓPICO AO MICROSCÓPICO NA FÍSICA DO CALOR, DA ELETRICIDADE E DA INTERAÇÃO ENTRE LUZ E MATÉRIA |
ELOINA PEREIRA DE CARVALHO |
CONSTRUÇÃO/UTILIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS SIMPLES PARA SUBSIDIAR O ENSINO DE MECÂNICA E ELETROMAGNETISMO |
ELZA DE SOUSA RODRIGUES DE ALMEIDA |
CONSTRUÇÃO/UTILIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS SIMPLES PARA SUBSIDIAR O ENSINO DE MECÂNICA E ELETROMAGNETISMO |
ÉRIKA FILONZI MENK |
CONSTRUÇÃO/UTILIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS SIMPLES PARA SUBSIDIAR O ENSINO DE MECÂNICA E ELETROMAGNETISMO |
ERMAN NAUM DA SILVA |
EXPERIMENTOS, OFICINAS E DEMONSTRAÇÕES EM ÓPTICA |
ERNESTO PIRES DURO |
CONSTRUÇÃO/UTILIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS SIMPLES PARA SUBSIDIAR O ENSINO DE MECÂNICA E ELETROMAGNETISMO |
FABIANA RONCHI |
FÍSICA DO MEIO AMBIENTE |
FELIPE CASTILHO DE SOUZA |
EXPERIMENTO E CONCEITO NO ENSINO MÉDIO: DO MACROSCÓPICO AO MICROSCÓPICO NA FÍSICA DO CALOR, DA ELETRICIDADE E DA INTERAÇÃO ENTRE LUZ E MATÉRIA |
FERNANDA LOURENÇONI |
EXPERIMENTO E CONCEITO NO ENSINO MÉDIO: DO MACROSCÓPICO AO MICROSCÓPICO NA FÍSICA DO CALOR, DA ELETRICIDADE E DA INTERAÇÃO ENTRE LUZ E MATÉRIA |
FLÁVIA POLATI FERREIRA |
CONSTRUÇÃO/UTILIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS SIMPLES PARA SUBSIDIAR O ENSINO DE MECÂNICA E ELETROMAGNETISMO |
FRANCISCO AIRES DA SILVA |
FÍSICA DO MEIO AMBIENTE |
FRANCISCO ELIEZER PINTO GONÇALVES |
CONSTRUÇÃO/UTILIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS SIMPLES PARA SUBSIDIAR O ENSINO DE MECÂNICA E ELETROMAGNETISMO |
GEOVANE LOPES BARBOSA |
CONSTRUÇÃO/UTILIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS SIMPLES PARA SUBSIDIAR O ENSINO DE MECÂNICA E ELETROMAGNETISMO |
GESIEL RODRIGUES VIEIRA |
EXPERIMENTO E CONCEITO NO ENSINO MÉDIO: DO MACROSCÓPICO AO MICROSCÓPICO NA FÍSICA DO CALOR, DA ELETRICIDADE E DA INTERAÇÃO ENTRE LUZ E MATÉRIA |
GILMAR DA ROCHA BRITO |
FÍSICA DO MEIO AMBIENTE |
GLADYS APARECIDA LEÃO ZABEU |
CONSTRUÇÃO/UTILIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS SIMPLES PARA SUBSIDIAR O ENSINO DE MECÂNICA E ELETROMAGNETISMO |
GULBERTO CASTRO MENDES MARTINS |
FÍSICA DO MEIO AMBIENTE |
HERBERT JOÃO OLIVEIRA CURVO |
EXPERIMENTOS, OFICINAS E DEMONSTRAÇÕES EM ÓPTICA |
ILCA MARLI MOITINHO AMARAL MEDEIROS |
EXPERIMENTOS, OFICINAS E DEMONSTRAÇÕES EM ÓPTICA |
IRANI RODRIGUES DA SILVA PINTO |
EXPERIMENTO E CONCEITO NO ENSINO MÉDIO: DO MACROSCÓPICO AO MICROSCÓPICO NA FÍSICA DO CALOR, DA ELETRICIDADE E DA INTERAÇÃO ENTRE LUZ E MATÉRIA |
ISABEL CRISTINA MERENGUEL |
FÍSICA DO MEIO AMBIENTE |
ISIS ANDRÉA VENTURINI POLA POIATE |
EXPERIMENTOS, OFICINAS E DEMONSTRAÇÕES EM ÓPTICA |
JANAINA MARIA CASARIM |
FÍSICA DO MEIO AMBIENTE |
JANAINA MATSUGAWA DE LIMA |
CONSTRUÇÃO/UTILIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS SIMPLES PARA SUBSIDIAR O ENSINO DE MECÂNICA E ELETROMAGNETISMO |
JANETE PATRÍCIA DE SOUZA |
EXPERIMENTOS, OFICINAS E DEMONSTRAÇÕES EM ÓPTICA |
JEFFERSON DE CASTRO MARINHO |
EXPERIMENTO E CONCEITO NO ENSINO MÉDIO: DO MACROSCÓPICO AO MICROSCÓPICO NA FÍSICA DO CALOR, DA ELETRICIDADE E DA INTERAÇÃO ENTRE LUZ E MATÉRIA |
JOSÉ CARLOS TEIXEIRA DA MOTA |
EXPERIMENTO E CONCEITO NO ENSINO MÉDIO: DO MACROSCÓPICO AO MICROSCÓPICO NA FÍSICA DO CALOR, DA ELETRICIDADE E DA INTERAÇÃO ENTRE LUZ E MATÉRIA |
JOSÉ CLÁUDIO SÁBIA |
CONSTRUÇÃO/UTILIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS SIMPLES PARA SUBSIDIAR O ENSINO DE MECÂNICA E ELETROMAGNETISMO |
JOSÉ LUIZ LOPES |
CONSTRUÇÃO/UTILIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS SIMPLES PARA SUBSIDIAR O ENSINO DE MECÂNICA E ELETROMAGNETISMO |
JOSÉ ROBERTO DOS SANTOS |
EXPERIMENTOS, OFICINAS E DEMONSTRAÇÕES EM ÓPTICA |
KÁTIA FERREIRA HENRIQUE |
FÍSICA DO MEIO AMBIENTE |
KLAUDIO TARANTINO |
EXPERIMENTO E CONCEITO NO ENSINO MÉDIO: DO MACROSCÓPICO AO MICROSCÓPICO NA FÍSICA DO CALOR, DA ELETRICIDADE E DA INTERAÇÃO ENTRE LUZ E MATÉRIA |
LARIENE MARQUES DE PAULA |
EXPERIMENTOS, OFICINAS E DEMONSTRAÇÕES EM ÓPTICA |
LEANDRO DAROS GAMA |
FÍSICA DO MEIO AMBIENTE |
LEANDRO WILLIAM FRANCO |
EXPERIMENTOS, OFICINAS E DEMONSTRAÇÕES EM ÓPTICA |
LUCI MARISA ALVES |
FÍSICA DO MEIO AMBIENTE |
LUCIANA DE CAMPOS FREIRE |
FÍSICA DO MEIO AMBIENTE |
LUCIANA VENTAVELE DA SILVA |
EXPERIMENTOS, OFICINAS E DEMONSTRAÇÕES EM ÓPTICA |
LUCIANO MARTINS DE OLIVEIRA |
ND - entrar em contato com a Secretaria no 11 3091-7192 |
LUCILENE PEREIRA DE OLIVEIRA |
CONSTRUÇÃO/UTILIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS SIMPLES PARA SUBSIDIAR O ENSINO DE MECÂNICA E ELETROMAGNETISMO |
LUIZ AUGUSTO VENDRAMINI |
EXPERIMENTO E CONCEITO NO ENSINO MÉDIO: DO MACROSCÓPICO AO MICROSCÓPICO NA FÍSICA DO CALOR, DA ELETRICIDADE E DA INTERAÇÃO ENTRE LUZ E MATÉRIA |
LUZENILDA MARIA DA SILVA MANOEL |
CONSTRUÇÃO/UTILIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS SIMPLES PARA SUBSIDIAR O ENSINO DE MECÂNICA E ELETROMAGNETISMO |
MANOEL LIMA DE FREITAS |
EXPERIMENTOS, OFICINAS E DEMONSTRAÇÕES EM ÓPTICA |
MANOEL QUIRINO |
EXPERIMENTOS, OFICINAS E DEMONSTRAÇÕES EM ÓPTICA |
MANUEL VENCESLAU CANTÉ |
EXPERIMENTO E CONCEITO NO ENSINO MÉDIO: DO MACROSCÓPICO AO MICROSCÓPICO NA FÍSICA DO CALOR, DA ELETRICIDADE E DA INTERAÇÃO ENTRE LUZ E MATÉRIA |
MARCELA DO CARMO SANT´ANA |
EXPERIMENTO E CONCEITO NO ENSINO MÉDIO: DO MACROSCÓPICO AO MICROSCÓPICO NA FÍSICA DO CALOR, DA ELETRICIDADE E DA INTERAÇÃO ENTRE LUZ E MATÉRIA |
MARCELO ANTONIO FERREIRA CHAGAS |
EXPERIMENTOS, OFICINAS E DEMONSTRAÇÕES EM ÓPTICA |
MARCELO DA SILVA BARBOSA |
FÍSICA DO MEIO AMBIENTE |
MARCELO FERREIRA DO CARMO |
CONSTRUÇÃO/UTILIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS SIMPLES PARA SUBSIDIAR O ENSINO DE MECÂNICA E ELETROMAGNETISMO |
MÁRCIA HELENA GUEDES |
CONSTRUÇÃO/UTILIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS SIMPLES PARA SUBSIDIAR O ENSINO DE MECÂNICA E ELETROMAGNETISMO |
MARCILIANA CAMPOS |
EXPERIMENTO E CONCEITO NO ENSINO MÉDIO: DO MACROSCÓPICO AO MICROSCÓPICO NA FÍSICA DO CALOR, DA ELETRICIDADE E DA INTERAÇÃO ENTRE LUZ E MATÉRIA |
MARIA CECILIA QUEIROGA BAZETTO |
EXPERIMENTO E CONCEITO NO ENSINO MÉDIO: DO MACROSCÓPICO AO MICROSCÓPICO NA FÍSICA DO CALOR, DA ELETRICIDADE E DA INTERAÇÃO ENTRE LUZ E MATÉRIA |
MARIANA COLMANETTI DIAS |
CONSTRUÇÃO/UTILIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS SIMPLES PARA SUBSIDIAR O ENSINO DE MECÂNICA E ELETROMAGNETISMO |
MARÍLIA SOUSA DA SILVA |
CONSTRUÇÃO/UTILIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS SIMPLES PARA SUBSIDIAR O ENSINO DE MECÂNICA E ELETROMAGNETISMO |
MÁRIO ANTONIO BORGES CORREA JUNIOR |
EXPERIMENTOS, OFICINAS E DEMONSTRAÇÕES EM ÓPTICA |
MARIO LOPES NETO |
FÍSICA DO MEIO AMBIENTE |
MÁRIO RODRIGUES DE OLIVEIRA FILHO |
EXPERIMENTO E CONCEITO NO ENSINO MÉDIO: DO MACROSCÓPICO AO MICROSCÓPICO NA FÍSICA DO CALOR, DA ELETRICIDADE E DA INTERAÇÃO ENTRE LUZ E MATÉRIA |
MARLI MENQUIQUE DE SOUZA |
CONSTRUÇÃO/UTILIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS SIMPLES PARA SUBSIDIAR O ENSINO DE MECÂNICA E ELETROMAGNETISMO |
MAURO SIMANTOB ROSEMBERG |
EXPERIMENTO E CONCEITO NO ENSINO MÉDIO: DO MACROSCÓPICO AO MICROSCÓPICO NA FÍSICA DO CALOR, DA ELETRICIDADE E DA INTERAÇÃO ENTRE LUZ E MATÉRIA |
MICHELL EDWIGES CARVALHO MONTE |
CONSTRUÇÃO/UTILIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS SIMPLES PARA SUBSIDIAR O ENSINO DE MECÂNICA E ELETROMAGNETISMO |
NEWTON ALFREDO MAGALHÃES |
EXPERIMENTOS, OFICINAS E DEMONSTRAÇÕES EM ÓPTICA |
OSVALDO ALVES SOARES |
FÍSICA DO MEIO AMBIENTE |
PAOLA TRAMA ALVES DOS ANJOS |
EXPERIMENTO E CONCEITO NO ENSINO MÉDIO: DO MACROSCÓPICO AO MICROSCÓPICO NA FÍSICA DO CALOR, DA ELETRICIDADE E DA INTERAÇÃO ENTRE LUZ E MATÉRIA |
PATRÍCIA ALCÂNTARA DE OLIVEIRA |
EXPERIMENTO E CONCEITO NO ENSINO MÉDIO: DO MACROSCÓPICO AO MICROSCÓPICO NA FÍSICA DO CALOR, DA ELETRICIDADE E DA INTERAÇÃO ENTRE LUZ E MATÉRIA |
PATRICIA DE LIMA SCARPA |
ND - entrar em contato com a Secretaria no 11 3091-7192 |
PATRICIA MARTINS DE NOVAIS |
FÍSICA DO MEIO AMBIENTE |
PATRÍCIA TAKAHASHI LOPES |
EXPERIMENTOS, OFICINAS E DEMONSTRAÇÕES EM ÓPTICA |
PATRICIA TOMOMI FUJII |
FÍSICA DO MEIO AMBIENTE |
PAULO FERREIRA DO CARMO |
CONSTRUÇÃO/UTILIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS SIMPLES PARA SUBSIDIAR O ENSINO DE MECÂNICA E ELETROMAGNETISMO |
REGINALDO JOSÉ DO SANTOS |
EXPERIMENTOS, OFICINAS E DEMONSTRAÇÕES EM ÓPTICA |
REINALDO DA SILVA CARAÇA |
CONSTRUÇÃO/UTILIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS SIMPLES PARA SUBSIDIAR O ENSINO DE MECÂNICA E ELETROMAGNETISMO |
RENATA GOMES DE OLIVEIRA |
EXPERIMENTOS, OFICINAS E DEMONSTRAÇÕES EM ÓPTICA |
RENATO GRAÇA RODRIGUES |
FÍSICA DO MEIO AMBIENTE |
RINALDO HENRIQUE BRITO SANTOS OLIVEIRA |
CONSTRUÇÃO/UTILIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS SIMPLES PARA SUBSIDIAR O ENSINO DE MECÂNICA E ELETROMAGNETISMO |
RITA DE CÁSSIA SCAREL ROSA MATURANO |
EXPERIMENTO E CONCEITO NO ENSINO MÉDIO: DO MACROSCÓPICO AO MICROSCÓPICO NA FÍSICA DO CALOR, DA ELETRICIDADE E DA INTERAÇÃO ENTRE LUZ E MATÉRIA |
ROBERTA GIANOTTI PEREIRA CASAL Y DELGADO |
EXPERIMENTO E CONCEITO NO ENSINO MÉDIO: DO MACROSCÓPICO AO MICROSCÓPICO NA FÍSICA DO CALOR, DA ELETRICIDADE E DA INTERAÇÃO ENTRE LUZ E MATÉRIA |
RONALDO AMÉRIO |
CONSTRUÇÃO/UTILIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS SIMPLES PARA SUBSIDIAR O ENSINO DE MECÂNICA E ELETROMAGNETISMO |
SANDRA DOS SANTOS VALES |
FÍSICA DO MEIO AMBIENTE |
SILVIA SALES FRIAS LOURENCINI |
CONSTRUÇÃO/UTILIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS SIMPLES PARA SUBSIDIAR O ENSINO DE MECÂNICA E ELETROMAGNETISMO |
TADEU NUNES DE SOUZA |
EXPERIMENTOS, OFICINAS E DEMONSTRAÇÕES EM ÓPTICA |
TIAGO QUARTUCCI |
FÍSICA DO MEIO AMBIENTE |
VALNIR ROGÉRIO TRAVA AIROLDI |
EXPERIMENTOS, OFICINAS E DEMONSTRAÇÕES EM ÓPTICA |
VANDIRA SANTOS RABÊLO MARTINS |
EXPERIMENTOS, OFICINAS E DEMONSTRAÇÕES EM ÓPTICA |
WALTER APARECIDO BORGES |
EXPERIMENTO E CONCEITO NO ENSINO MÉDIO: DO MACROSCÓPICO AO MICROSCÓPICO NA FÍSICA DO CALOR, DA ELETRICIDADE E DA INTERAÇÃO ENTRE LUZ E MATÉRIA |
WANDERLEI CARDOSO DE FARIA |
FÍSICA DO MEIO AMBIENTE |
WILMA NASCIMENTO DA SILVA |
CONSTRUÇÃO/UTILIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS SIMPLES PARA SUBSIDIAR O ENSINO DE MECÂNICA E ELETROMAGNETISMO |
(*) Obs. Os que optarem por tickets de almoço deverão enviar e-mail para
ccultext@if.usp.br com o seguinte texto:Eu, (NOME COMPLETO), regularmente matriculado nos Cursos de Extensão do IFUSP, gostaria de adquirir 4 (quatro) tickets de almoço válidos para os dias 21 a 24 de janeiro de 2008, no valor total de R$ 7,60 (levarei trocado).
Mapa
Monica Pacheco
Analista Acadêmico
Secretária da CCEx
Tel. 11 3091-7192